segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Perfeitos em Unidade

21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
Jo 17.21-23

Essa é a oração que Jesus quer ver respondida por seus chamados seguidores, servos, amigos. A oração da perfeita unidade, assim como Ele foi um com o Pai aqui na terra, assim nós temos que ser um com o Pai no céu, e ser um com os irmãos aqui na terra. A Bíblia esta repleta de exemplos de unidade. Que diz que um vence mil, mas dois vence dez mil, que é melhor serem dois do que um, também que o cordão de três dobras não se quebra tão depressa, assim como onde estiver dois ou três reunidos em Nome dEle ali estaria, que quando dois concordam acerca de algo aqui na terra é concordado no céu, também que a Igreja é um corpo bem ajustado, uma edifício de pedras bem encaixadas, e assim por diante.
Podemos ver que a ênfase bíblica se volta para a unidade, a concordância, é muito mais plural do que singular. Em nós, neles, convosco, em vós, em todos, isso é notável, não dá pra fugir disso. O individualismo, o egocentrismo, o eu é tratado pela Palavra de Deus. É aqui que esta o “x” da questão, o Eu, pois como é difícil, viver uma perfeita unidade quando o Eu ainda vive em nós.
Podemos ver que é para isso que Cristo disse “aquele que quer ser meu discípulo negue-se a si mesmo”. Isto é morte ao Eu. Enquanto o Eu reinar em nossos corações o Nós estará fora do nosso cristianismo. Pra que se importar com o Nós se estamos preocupados com o Eu. Para sermos um é necessário disposição, pois dá trabalho, exige paciência, amor, tolerância, sujeição, compaixão, e acima de tudo perdão. É ai que muitos pensam porque perdoar se eu posso me afastar, desprezar, ser indiferente, esquecer. Claro perdoar é se humilhar, é reconhecer e admitir erros, coisas que o Eu não gosta.
Perfeita unidade gera avivamento, não adianta orar por avivamento se não existe unidade. Pois a unidade é para o avivamento assim como o avivamento é para a unidade. Foi o Pai que fez esse casamento da senhora unidade com o senhor avivamento. Eles são um, o par perfeito e quando funcionam acontece maravilhas, sinais, prodígios e milagres. Mas sem este casamento estas coisas não se manifestam. Podemos dizer que o avivamento é o pai e a unidade é a mãe e os milagres, maravilhas, sinais e prodígios são os filhos deste casamento.

24 E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há;
29 Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
30 Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.
31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
32 E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. (At 5)

Assim foi o principio da Igreja uma perfeita unidade, avivamento através de uma unidade. A palavra de fé de um remove montanhas, mas a voz de uma multidão que crê transforma o mundo. A Igreja primitiva transformou o mundo conhecido em cem anos de existência, sem carro, avião, telefone, internet. Simplesmente com unidade. Hoje temos tudo isso, e não conseguimos conquistar o mundo para o Senhor Jesus porque nos falta a unidade.
Existe uma síndrome de lúcifer, que traz a insubmissão, o individualismo, a auto- promoção, a exaltação do Eu que se manifesta através das obras da carne como divisões, facções, inimizades, iras, pelejas e contendas, maledicências e coisas semelhantes.
A perfeita unidade só começa a acontecer através de algumas renuncias e atitudes feitas através da luz da sua Palavra.
Em primeiro lugar a perfeita unidade será uma realidade quando acontecer um quebrantamento. Tirar o coração de pedra e receber um de carne, mais humano. Pois só o quebrantamento diante de Deus transforma a dureza do nosso coração. O Quebrantamento vence o orgulho, a soberba. Nos leva a depender uns dos outros, chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram. Precisamos nos quebrantar na presença do nosso Deus pois, é só assim que podemos ouvir sua voz que diz “sejam um”.
Segundo, a perfeita unidade acontece através da morte do nosso EU. Pois se os milagres, as bênçãos, as conquistas forem somente pra mim, pra atender os caprichos do nosso Eu, não há razão de sermos uma Igreja, um corpo, um edifício. É mais fácil ficarmos em casa e recebermos a benção pelos emails, as profecias pelos orkuts, sermos curados pela TV e depositarmos o nosso dizimo pelo cartão de crédito.
Que o Espírito Santo nos ajude a tirarmos as nossas máscaras da hipocrisia, parar de colocar a culpa no diabo sendo que somos responsáveis pelos nossos atos. Admitir erros e concertá-los através do perdão.
Pai perdoa a falta de unidade, ajude-nos a sermos uma Igreja verdadeira, que caminha junto, tendo um só coração e alma para que a oração do nosso Senhor seja respondida que sejamos um. Em Nome de Jesus amém.

2 comentários:

COMOBEREANOS/ESCLARECIDOS disse...

É isso ai maninho, você tá "coberto e alinhado", pode contar conosco, não importa onde estivermos, somos UM com vocês, NÓS amamos VOCÊS.
Abraços de seus manos
WALTER, ELISANGELA E KALEBE

COMOBEREANOS/ESCLARECIDOS disse...

" OH! Quão bom e quâo suave é que os irmãos vivam em UNIÃO" Sl 133:1