segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

ASSIM NASCE UM VALENTE

ISm 17.20-32

20 Davi então se levantou de madrugada, pela manhã, e deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao lugar dos carros, quando já o exército saía em ordem de batalha, e a gritos chamavam à peleja.
21 E os israelitas e filisteus se puseram em ordem, fileira contra fileira.
22 E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem.
23 E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.
24 Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente.
25 E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.
26 Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?
27 E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir.
28 E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.
29 Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?
30 E desviou-se dele para outro, e falou conforme àquela palavra; e o povo lhe tornou a responder conforme às primeiras palavras.
31 E, ouvidas as palavras que Davi havia falado, as anunciaram a Saul, que mandou chamá-lo.
32 E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.

Davi era o oitavo filho de Jesse, isto é o menor. Seus três irmãos mais velhos foram lutar no exército de Israel contra os filisteus.
Os Filisteus eram seus inimigos mais resistentes que disputavam territórios. Fazia oposição a Israel em suas conquistas. A única vantagem que eles possuíam era o gigante Golias. Na verdade o Medo era sua maior arma.
Através daquele desafio ele desmotivava, desanimava e causava medo. Durante quarenta dias aquele exército ouviu, e ouviu e ouviu o desafio. O comentário entre eles era: como é grande esse gigante, e como ele é forte, e a suas armas são poderosas de mais. Ninguém será capaz de vencê-lo estamos derrotados, acabou estamos perdidos. Só faltou eles dizerem “oh quem poderá nos defender”.
Davi ouviu uma só vez a sua afronta e descobriu que havia uma recompensa. Davi na verdade não se contaminou naquele ambiente de medo, impossibilidades e desânimo. Existe uma multidão que concorda pra vitória e outra que concorda pra derrota. Qual delas você faz parte.
A diferença entre Davi e o Exército de Israel era como eles enxergavam aquela guerra. Enquanto Davi acreditava que o Exército era do Deus vivo. O Exército de Israel acreditava que era de Saul. Davi sabia que aquela guerra não era de Israel mas de Deus. Os soldados de Israel pensavam ser uma guerra do rei Saul.
Davi entendeu o seu chamado por isso não havia ninguém disposto a dar a sua vida por aquela guerra.
Não é Obrigação, é Disposição.
A obrigação faz um exército inteiro ser omisso, negligente, desistido e covarde. A obrigação traz um peso, um fardo e gera uma divida. Quando não se faz aquilo que é obrigado carrega um peso, arrasta um fardo fica inadimplente e adquire maldição. Isto é ausência da benção.

Um valente Nasce através da disposição do coração.
Davi disse para que ninguém ficasse com o coração abatido. Davi entendia que essa guerra era de Deus. Era uma Guerra Santa.
Davi pregou o inconformismo. Rm 12.2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. “Quem é este filisteu incircunciso para desafiar o exército do Deus Vivo.
Davi ouviu três vezes qual era a recompensa da vitória (verso 25, 27 e 30). E uma vez o desafio do gigante (verso 23).
Aquilo que você ouve determina aquilo que você Crê, Fala e Faz.
Você é tudo aquilo que entra em você. As vezes o que é ruim se torna inevitável ouvir, mas uma vez já basta. Se você ouve de derrota você crê em derrota, você fala de derrota e você se torna um derrotado.

Um valente nasce através daquilo pelo qual ele não se conforma.
Davi teve duas experiências antes de Golias. Enfrentou um Urso e um Leão e prevaleceu. Quando o urso pegou uma de suas ovelhas ele não se conformou. Pois não era mais uma de suas ovelhas que se perderia, mas menos uma. Davi não se conformava com perdas. Davi não se conformou com a fome do urso ou do leão. Por isso transformou, matando os dois com suas próprias mãos.
Mesmo que Davi fosse morto pelo urso ou pelo leão, ele morreria tentando. Creio que o lema de Davi era “prefiro morrer tentando do que morrer de tédio por não tentar”.

Um valente não nasce da opinião externa, mas de uma convicção interna.
Davi não era aceito pelos homens, mas era escolhido por Deus. (verso 28)
Davi venceu o desprezo de sua casa. Foi rejeitado até no dia da sua unção. Pois não foi contado entre os filhos de Jessé. As feridas podem te paralisar ou ser como uma alavanca para seu êxito. Davi era rejeitado por ser o menor por isso foi taxado de presunçoso e coração mau.
Você não pode viver a vida por causa da opinião externa. Mas daquilo que você acredita que Deus acredita em você. Deus espera que você acredite naquilo que Ele acredita que você é. Pois Ele acredita que você é mais do um vencedor e nisto que você deve se convencer. Davi era um convencido de Deus.
Não seja um refém da opinião alheia, mas de uma convicção interna em Jesus.
Maior o que esta em nós do que aquele que esta no mundo. (Jo 4.4)

Um valente nasce de uma reação diante do impossível.
Golias era a imagem do impossível. O impossível é um gerador de reações. Tudo que Deus quer é que seu povo reaja. Para agir é só querer, mas pra reagir é preciso ter fé. A fé é o combustível da reação. O exército de Israel agiu, foram para o alinhamento da batalhas. Mas não reagiu, não enfrentaram o gigante.
Davi agia e reagia. Ele cuidava, protegia todos os dias das ovelhas de seu pai, isto é agia. Davi reagiu quando enfrentou o urso e o leão.
A ação é naquilo que é natural e a reação é com aquilo que é sobrenatural.

Nenhum comentário: