quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009










Terceiro Congresso da Família em Corumbá


Estivemos neste feriado de carnaval na cidade de Corumbá. Foram dias tremendos no Senhor, onde conhecemos pessoas maravilhosas e sedentas por Deus. A presença de Deus foi manifesta ali naquele lugar, vidas foram tocadas pela Unção de Deus. Fizemos muitos amigos que nos amaram de uma forma maravilhosa. Deus abençõe o Ministério Monte Sião do Pr Vitor.

Somente o Senhor revelará a grandesa e os mistérios destes dias. Saudade e muita saudade!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Perfeitos em Unidade

21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
Jo 17.21-23

Essa é a oração que Jesus quer ver respondida por seus chamados seguidores, servos, amigos. A oração da perfeita unidade, assim como Ele foi um com o Pai aqui na terra, assim nós temos que ser um com o Pai no céu, e ser um com os irmãos aqui na terra. A Bíblia esta repleta de exemplos de unidade. Que diz que um vence mil, mas dois vence dez mil, que é melhor serem dois do que um, também que o cordão de três dobras não se quebra tão depressa, assim como onde estiver dois ou três reunidos em Nome dEle ali estaria, que quando dois concordam acerca de algo aqui na terra é concordado no céu, também que a Igreja é um corpo bem ajustado, uma edifício de pedras bem encaixadas, e assim por diante.
Podemos ver que a ênfase bíblica se volta para a unidade, a concordância, é muito mais plural do que singular. Em nós, neles, convosco, em vós, em todos, isso é notável, não dá pra fugir disso. O individualismo, o egocentrismo, o eu é tratado pela Palavra de Deus. É aqui que esta o “x” da questão, o Eu, pois como é difícil, viver uma perfeita unidade quando o Eu ainda vive em nós.
Podemos ver que é para isso que Cristo disse “aquele que quer ser meu discípulo negue-se a si mesmo”. Isto é morte ao Eu. Enquanto o Eu reinar em nossos corações o Nós estará fora do nosso cristianismo. Pra que se importar com o Nós se estamos preocupados com o Eu. Para sermos um é necessário disposição, pois dá trabalho, exige paciência, amor, tolerância, sujeição, compaixão, e acima de tudo perdão. É ai que muitos pensam porque perdoar se eu posso me afastar, desprezar, ser indiferente, esquecer. Claro perdoar é se humilhar, é reconhecer e admitir erros, coisas que o Eu não gosta.
Perfeita unidade gera avivamento, não adianta orar por avivamento se não existe unidade. Pois a unidade é para o avivamento assim como o avivamento é para a unidade. Foi o Pai que fez esse casamento da senhora unidade com o senhor avivamento. Eles são um, o par perfeito e quando funcionam acontece maravilhas, sinais, prodígios e milagres. Mas sem este casamento estas coisas não se manifestam. Podemos dizer que o avivamento é o pai e a unidade é a mãe e os milagres, maravilhas, sinais e prodígios são os filhos deste casamento.

24 E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há;
29 Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
30 Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.
31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
32 E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. (At 5)

Assim foi o principio da Igreja uma perfeita unidade, avivamento através de uma unidade. A palavra de fé de um remove montanhas, mas a voz de uma multidão que crê transforma o mundo. A Igreja primitiva transformou o mundo conhecido em cem anos de existência, sem carro, avião, telefone, internet. Simplesmente com unidade. Hoje temos tudo isso, e não conseguimos conquistar o mundo para o Senhor Jesus porque nos falta a unidade.
Existe uma síndrome de lúcifer, que traz a insubmissão, o individualismo, a auto- promoção, a exaltação do Eu que se manifesta através das obras da carne como divisões, facções, inimizades, iras, pelejas e contendas, maledicências e coisas semelhantes.
A perfeita unidade só começa a acontecer através de algumas renuncias e atitudes feitas através da luz da sua Palavra.
Em primeiro lugar a perfeita unidade será uma realidade quando acontecer um quebrantamento. Tirar o coração de pedra e receber um de carne, mais humano. Pois só o quebrantamento diante de Deus transforma a dureza do nosso coração. O Quebrantamento vence o orgulho, a soberba. Nos leva a depender uns dos outros, chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram. Precisamos nos quebrantar na presença do nosso Deus pois, é só assim que podemos ouvir sua voz que diz “sejam um”.
Segundo, a perfeita unidade acontece através da morte do nosso EU. Pois se os milagres, as bênçãos, as conquistas forem somente pra mim, pra atender os caprichos do nosso Eu, não há razão de sermos uma Igreja, um corpo, um edifício. É mais fácil ficarmos em casa e recebermos a benção pelos emails, as profecias pelos orkuts, sermos curados pela TV e depositarmos o nosso dizimo pelo cartão de crédito.
Que o Espírito Santo nos ajude a tirarmos as nossas máscaras da hipocrisia, parar de colocar a culpa no diabo sendo que somos responsáveis pelos nossos atos. Admitir erros e concertá-los através do perdão.
Pai perdoa a falta de unidade, ajude-nos a sermos uma Igreja verdadeira, que caminha junto, tendo um só coração e alma para que a oração do nosso Senhor seja respondida que sejamos um. Em Nome de Jesus amém.

ASSIM NASCE UM VALENTE

ISm 17.20-32

20 Davi então se levantou de madrugada, pela manhã, e deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao lugar dos carros, quando já o exército saía em ordem de batalha, e a gritos chamavam à peleja.
21 E os israelitas e filisteus se puseram em ordem, fileira contra fileira.
22 E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem.
23 E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.
24 Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente.
25 E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.
26 Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?
27 E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir.
28 E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.
29 Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?
30 E desviou-se dele para outro, e falou conforme àquela palavra; e o povo lhe tornou a responder conforme às primeiras palavras.
31 E, ouvidas as palavras que Davi havia falado, as anunciaram a Saul, que mandou chamá-lo.
32 E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.

Davi era o oitavo filho de Jesse, isto é o menor. Seus três irmãos mais velhos foram lutar no exército de Israel contra os filisteus.
Os Filisteus eram seus inimigos mais resistentes que disputavam territórios. Fazia oposição a Israel em suas conquistas. A única vantagem que eles possuíam era o gigante Golias. Na verdade o Medo era sua maior arma.
Através daquele desafio ele desmotivava, desanimava e causava medo. Durante quarenta dias aquele exército ouviu, e ouviu e ouviu o desafio. O comentário entre eles era: como é grande esse gigante, e como ele é forte, e a suas armas são poderosas de mais. Ninguém será capaz de vencê-lo estamos derrotados, acabou estamos perdidos. Só faltou eles dizerem “oh quem poderá nos defender”.
Davi ouviu uma só vez a sua afronta e descobriu que havia uma recompensa. Davi na verdade não se contaminou naquele ambiente de medo, impossibilidades e desânimo. Existe uma multidão que concorda pra vitória e outra que concorda pra derrota. Qual delas você faz parte.
A diferença entre Davi e o Exército de Israel era como eles enxergavam aquela guerra. Enquanto Davi acreditava que o Exército era do Deus vivo. O Exército de Israel acreditava que era de Saul. Davi sabia que aquela guerra não era de Israel mas de Deus. Os soldados de Israel pensavam ser uma guerra do rei Saul.
Davi entendeu o seu chamado por isso não havia ninguém disposto a dar a sua vida por aquela guerra.
Não é Obrigação, é Disposição.
A obrigação faz um exército inteiro ser omisso, negligente, desistido e covarde. A obrigação traz um peso, um fardo e gera uma divida. Quando não se faz aquilo que é obrigado carrega um peso, arrasta um fardo fica inadimplente e adquire maldição. Isto é ausência da benção.

Um valente Nasce através da disposição do coração.
Davi disse para que ninguém ficasse com o coração abatido. Davi entendia que essa guerra era de Deus. Era uma Guerra Santa.
Davi pregou o inconformismo. Rm 12.2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. “Quem é este filisteu incircunciso para desafiar o exército do Deus Vivo.
Davi ouviu três vezes qual era a recompensa da vitória (verso 25, 27 e 30). E uma vez o desafio do gigante (verso 23).
Aquilo que você ouve determina aquilo que você Crê, Fala e Faz.
Você é tudo aquilo que entra em você. As vezes o que é ruim se torna inevitável ouvir, mas uma vez já basta. Se você ouve de derrota você crê em derrota, você fala de derrota e você se torna um derrotado.

Um valente nasce através daquilo pelo qual ele não se conforma.
Davi teve duas experiências antes de Golias. Enfrentou um Urso e um Leão e prevaleceu. Quando o urso pegou uma de suas ovelhas ele não se conformou. Pois não era mais uma de suas ovelhas que se perderia, mas menos uma. Davi não se conformava com perdas. Davi não se conformou com a fome do urso ou do leão. Por isso transformou, matando os dois com suas próprias mãos.
Mesmo que Davi fosse morto pelo urso ou pelo leão, ele morreria tentando. Creio que o lema de Davi era “prefiro morrer tentando do que morrer de tédio por não tentar”.

Um valente não nasce da opinião externa, mas de uma convicção interna.
Davi não era aceito pelos homens, mas era escolhido por Deus. (verso 28)
Davi venceu o desprezo de sua casa. Foi rejeitado até no dia da sua unção. Pois não foi contado entre os filhos de Jessé. As feridas podem te paralisar ou ser como uma alavanca para seu êxito. Davi era rejeitado por ser o menor por isso foi taxado de presunçoso e coração mau.
Você não pode viver a vida por causa da opinião externa. Mas daquilo que você acredita que Deus acredita em você. Deus espera que você acredite naquilo que Ele acredita que você é. Pois Ele acredita que você é mais do um vencedor e nisto que você deve se convencer. Davi era um convencido de Deus.
Não seja um refém da opinião alheia, mas de uma convicção interna em Jesus.
Maior o que esta em nós do que aquele que esta no mundo. (Jo 4.4)

Um valente nasce de uma reação diante do impossível.
Golias era a imagem do impossível. O impossível é um gerador de reações. Tudo que Deus quer é que seu povo reaja. Para agir é só querer, mas pra reagir é preciso ter fé. A fé é o combustível da reação. O exército de Israel agiu, foram para o alinhamento da batalhas. Mas não reagiu, não enfrentaram o gigante.
Davi agia e reagia. Ele cuidava, protegia todos os dias das ovelhas de seu pai, isto é agia. Davi reagiu quando enfrentou o urso e o leão.
A ação é naquilo que é natural e a reação é com aquilo que é sobrenatural.